Erguendo a voz, Jesus disse:

Quem acredita em Mim, não é em Mim que acredita, mas Naquele que me enviou; e quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou.

Eu vim como luz ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. (João 12, 44-46)



quinta-feira, 15 de março de 2012

``QUARESMA``

A Quaresma coloca-nos perante estas perguntas fundamentais:
Estou a Avançar na minha fidelidade a Cristo? Em desejos de santidade?
Em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus companheiros de profissão, no grupo a que pertenço?”
Entramos neste tempo da Quaresma: tempo de penitência, de
purificação, de conversão. Não é uma fácil tarefa. O cristianismo não é um caminho cómodo; não basta estar na Igreja e deixar que os anos passem.
Na nossa vida, na vida dos cristãos, a primeira conversão – esse momento único, que cada um de nós recorda, em que claramente o Senhor nos chama e tudo o que Ele nos pede – é para nós o mais importante; Mas mais importantes ainda, e mais difícil são as conversões sucessivas. É preciso manter a alma jovem, invocar o Senhor, sabe ouvir, descobrir o que corre mal, pedir perdão, para facilitarmos o trabalho da graça divina, nessas sucessivas conversões.
Haverá melhor maneira de viver a Quaresma? Do que renovando a Fé, a Esperança, e a Caridade?
Esta é a fonte do espírito de penitência, do desejo de purificação. Encontrar unidos na mesma fé, aquilo em que podemos crescer para melhor servir o Senhor nos nossos irmãos mais desfavorecidos.
A Quaresma não é apenas uma ocasião de intensificar as nossas práticas externas de mortificação; se pensássemos que era isso apenas, escapar-nos-ia o seu sentido profundo na vida cristã, porque esses actos externos são, repito, fruto da Fé, da Esperança e da caridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário