Erguendo a voz, Jesus disse:

Quem acredita em Mim, não é em Mim que acredita, mas Naquele que me enviou; e quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou.

Eu vim como luz ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas. (João 12, 44-46)



sexta-feira, 11 de março de 2011

CELEBRAR A QUARESMA


Sentido.
Celebrar a Quaresma é festejar a vida de Deus que vai brotando no meio da caminhada, do trabalho, da luta, do sofrimento e da dor da vida! Como o povo de Israel, que andou 40 anos no deserto antes de chegar à terra prometida, terra de leite e mel! Como Jesus que passou 40 dias de retiro antes de anunciar a vinda do reino! Que subiu a Jerusalém para cumprir a missão que o Pai lhe confiou: dar a sua vida e ser glorificado...
É a páscoa da quaresma! Tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida, nas nossas comunidades e na sociedade! Tempo de graça e salvação, onde nos preparamos para viver, de maneira intensa, profunda e livre, o momento mais importante – o centro do ano litúrgico – da caminhada para Deus e para o seu reino! “Celebremos a páscoa, não com o velho fermento, nem com o fermento da malícia e perversidade, mas com pães sem fermento, isto é, na pureza e na verdade” (1Cor5,8).

Um Deus que liberta o seu povo!
Celebrar a quaresma:) é festejar as múltiplas libertações de Deus na história;) é centrar o olhar com carinho num Deus sempre atento ao seu povo sofrido, capaz de ver a miséria da sua gente, ouvir o seu clamor, conhecer os seus sofrimentos e descer para libertá-la (Ex. 3, 7-8);) é festejar a busca da humanidade inteira por libertação, justiça e paz!) é trazer a Deus o clamor do universo que suspira, em dores de parto, por sua libertação!) é fazer chegar aos ouvidos de Deus os gritos das nações e dos pobres da terra!

Uma caminhada pascal.
Celebrar a quaresma:) é festejar a páscoa que vem chegando, experimentando já e agora o gosto da festa!) é alegrar o coração, a mente, a totalidade da nossa vida com o desejo espiritual da santa páscoa!;) é ensaiar e afinar os instrumentos para cantar a música da alegria!

Uma caminhada de conversão.
Celebrar a quaresma:) é festejar o refazer da aliança de Deus connosco que o nosso pecado e negligência romperam;) é renunciar aos nossos instintos egoístas e abrirmo-nos mais ao plano do Deus da vida!) é intensificar a oração, o jejum e a caridade, para vivermos mais consagrados ao Deus que nos reconciliou com ele!) é assumir e reconhecer o negativo, a morte, o sofrimento, para vencê-los e superá-los. Como o grão de trigo que morre para nascer!

Uma caminhada catecumenal.
Celebrar a quaresma é retomar o sentido do batismo e preparar o batismo de novos irmãos e irmãs na fé. É ser recriado, novamente, à imagem de Jesus Cristo, purificado pela água, iluminado pela fé, passando da morte à vida na força do Espírito!

Sem comentários:

Enviar um comentário