
Se perguntarmos à maioria das pessoas o significado da Semana Santa, ou mesmo da Quaresma, talvez não saibam responder com o verdadeiro sentido da fé. Sabem apenas, que é uma semana onde se encaixa um feriado, que dá perfeitamente para umas mini férias. É sempre agradável passear, estar com a família, ficar em paz e harmonia num ambiente de confraternização e amor. Páscoa é isso mesmo, tempo de Amor, mas tempo também, para recordar a Paixão de Jesus Cristo pela humanidade.
Foi por Amor que se deixou matar. Desceu até nós, e não o soubemos receber. Nunca é tarde para reconhecer essa falta.
Se nos transportarmos a um tempo não muito longínquo, podemos perceber com que respeito os mais velhos viviam os dias que antecediam a Páscoa. Era um tempo de recolhimento e oração, de renúncia, de conversão, de meditação, de encontro com Deus. Era tempo de mudança, tempo de compromisso de uma vida vivida em santidade. Penso que se perdeu um pouco da devoção à Paixão de Cristo, são poucos os que vivem a Semana Santa de corpo inteiro e alma elevada a esse momento tão sublime, como é a Morte e Ressurreição do Senhor.
Fica aqui um convite para todos
Que estes dias da Semana Santa, sejam vividos em plenitude, ainda que unidos à família com todo o amor, esses dias possam também ser vividos acompanhando as Celebrações Litúrgicas de Quinta-feira até Domingo, tendo em conta o ponto alto de todas as Celebrações do Calendário Litúrgico da Igreja Católica O SÁBADO DA ALELUIA!!! Vamos fazer desta Semana Santa um verdadeiro retiro espiritual, onde por certo os frutos serão sentidos na vida de cada um. Que a Páscoa chegue para todos, trazendo paz e muita alegria.
Conceição Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário